O Palmeiras contou com o poder de decisão dos atacantes Vitor Roque e Flaco López e arrancou uma vitória de 3 a 1 de viradela sobre o River Plate (Argentina), na noite desta quarta-feira (24) no Allianz Parque, em São Paulo, para prometer a classificação para as semifinais da Despensa Libertadores da América.
🐷 @Palmeiras VITORioso!
✈️ O Verdão cravou o passaporte para a próxima temporada da #GloriaEterna. 🟢⚪
🏆 CONMEBOL #Libertadores pic.twitter.com/7eDTgl2Xbr
— CONMEBOL Libertadores (@LibertadoresBR) September 25, 2025
O Verdão seguiu em frente na competição porque, na partida de ida das quartas de final, na última quarta-feira (17) no estádio Monumental de Núñez, em Buenos Aires, saiu com uma vitória de 2 a 1.
Agora a equipe comandada pelo técnico português Abel Ferreira aguarda o confronto entre São Paulo e LDU (Equador), na próxima quinta-feira (25) no Morumbis, para saber seu próximo rival na Libertadores. No confronto de ida os equatorianos triunfaram pelo placar de 2 a 0 na altitude de Quito.
O jogo
Havia grande expectativa em torno da atuação do Palmeiras diante de sua torcida. Porém, os primeiros minutos do jogo foram marcados por certa frustração. Isto porque o River Plate aproveitou uma desatenção da resguardo do Verdão para furar o placar com sete minutos de globo rolando. O colombiano Quinteros levantou a globo na dimensão em cobrança de falta e Salas subiu com liberdade para marcar de cabeça.
⚪🔴⚪ A comemoração do @RiverPlate!
🏆 CONMEBOL #Libertadores pic.twitter.com/9LtileGoYc
— CONMEBOL Libertadores (@LibertadoresBR) September 25, 2025
A partir daí o time prateado, que estava levando a decisão para os pênaltis com a vitória parcial, passou a picotar o jogo, por meio de faltas e muita catimba. Já o Palmeiras mostrava nervosismo diante das dificuldades para produzir oportunidades de marcar.
O quadro só começou a mudar em seguida o pausa, quando o técnico Abel Ferreira mudou a forma de atuar de sua equipe, priorizando as jogadas pelas pontas em detrimento das trocas de passe pelo meio. E foi desta forma que o Palmeiras chegou ao empate aos 5 minutos da lanço final. Piquerez levantou na dimensão e Vitor Roque cabeceou. O goleiro Armani defendeu parcialmente e o próprio camisa nove do Verdão bateu de primeira para marcar.
⚔️ É pela #GloriaEterna!
🇧🇷 @Palmeiras 🆚 @RiverPlate 🇦🇷
🏆 CONMEBOL #Libertadores pic.twitter.com/GtZxRKR4N3
— CONMEBOL Libertadores (@LibertadoresBR) September 25, 2025
Com o placar favorável ao time brasílico, o River foi obrigado a se malparar mais. Encontrando mais espaços na resguardo adversária, o Palmeiras conseguiu encaixar um contra-ataque perfeito aos 41 minutos com Verboso Torres. E a jogada só foi paragem com falta, dentro da dimensão, por Acuña. Pênalti e expulsão do padroeiro prateado. Flaco López cobrou a penalidade máxima para colocar o Verdão em vantagem.
Mas o time de Abel Ferreira queria mais, e chegou ao terceiro, já aos 48 minutos, graças ao fulgor de Flaco López. O prateado recebeu globo na ingressão da dimensão, se livrou da marcação de um rival com um drible de letra e acertou um pontapé potente, de esquerda, que acabou encobrindo o goleiro Armani para dar números finais ao marcador.