Bacalhau no forno é vida, rsrs. Porquê eu senhor esse prato, e vocês? Até pouco tempo eu morria de preguiça de fazer bacalhau porque não tinha paciência para dessalgar e nunca acertava o ponto. Foi quando eu descobri um já dessalgado e gélido no mercado, uma praticidade só. Cá no post eu história a marca dele.
Bacalhau no forno
Rendimento: 1 travessa média, muro de 5 porções
Tempo de preparo: 45 minutos
Tempo de forno: muro de 1:40h (batata + travessa pronta)
Ingredientes:
1kg de lombo de bacalhau dessalgado*
500g de batata inglesa pequena ou batata bolinha
5 ovos
1/2 brócoli
1/2 cebola roxa em rodelas
3 dentes de alho em rodelas
bastante óleo
sal e pimenta-do-reino a sabor
* Em SP, costumo comprar o lombo de bacalhau gélido e dessalgado da marca Ribeiralves, à venda em vários supermercados. Tem ótimo dispêndio x favor e já vem dessalgado, super prático.
Porquê fazer:
Embrulhe as batatas individualmente em papel alumínio e leve-as ao forno pré-aquecido a 220° por muro de 1h a 1:20h ou até que estejam macias e cozidas (abra uma para testar; quanto maior a batata, mais tempo levará para cozinhar). Retirando do forno, proteja sua mão com um tecido de prato e amasse cada uma com a palma da mão. Quando esfriar, retire o papel alumínio.
Em uma frigideira quente, derrame 2 colheres (sopa) de óleo e sele todos os lados dos lombos de bacalhau até dourar. Ele não vai permanecer totalmente cozido por dentro, mas não se preocupe pois ele vai terminar de cozinhar no forno. Se for preciso, ao longo do processo, acrescente mais óleo. Não precisa temperar o bacalhau, pois ele normalmente já é salso o suficiente.
Na mesma frigideira, usando a gordura que sobrou e acrescentando mais óleo, caso necessário, frite o alho em lume médio até dourar. Retire o alho da panela e reserve.
Na mesma gordura do alho e acrescentando mais óleo, frite os dois lados das batatas até ficarem com as casquinhas muito douradas, quase marrons. Tempere com sal e pimenta-do-reino.
Coloque chuva para ferver em uma panela média. Quando ferver, acrescente os buquês de brócolis e sal a sabor (o suficiente para que a chuva fique salgada). Cozinhe por muro de 2 minutos ou até que o brócolis esteja al dente. Escorra o legume e passe-o sob chuva manante fria para interromper o decocção (isso evita que o brócoli continue cozinhando e fique muito tenro).
Coloque os ovos em uma leiteira e cubra com chuva 2 dedos supra deles. Ligeiro ao lume e quando ferver, conte 10 minutos. Retire do lume e descasque quando esfriar (se quiser, coloque os ovos com casca em uma tigela com gelo para agilizar o processo).
Coloque todos os ingredientes em uma travessa, incluindo a cebola roxa, despeje óleo sobre tudo e cubra com papel alumínio. Caso queira, decore com folhas de alecrim. Ligeiro ao forno pré-aquecido a 220° por 20 minutos ou até esquentar.
Fotos – bacalhau no forno: Estúdio Isa e Letícia, meu estúdio de retrato gastronômica, produção culinária e produção de objetos que atende marcas, editoras, restaurantes e chefs