Início » Viradela e rota rubro-negra levam Palmeiras à ponta do Brasileirão

Viradela e rota rubro-negra levam Palmeiras à ponta do Brasileirão

A fé do torcedor do Palmeiras foi colocada à prova neste domingo (5). Primeiro, ao buscar uma viradela épica diante do São Paulo, no Morumbis, por 3 a 2, posteriormente ir para o pausa perdendo por 2 a 0. Depois, pela urgência de uma rota do Flamengo para o Bahia, em um confronto no qual o Rubro-Preto levou a melhor nos últimos dez jogos. E o tropeço carioca veio: triunfo do Esquadrão de Aço por 1 a 0, em Salvador. No término, tudo deu manifesto para o Verdão, que assumiu a liderança do Campeonato Brasílico.

O Palmeiras iniciou a rodada com 52 pontos, três a menos que o Flamengo. Em caso de vitória no clássico, os alviverdes se igualariam ao Rubro-Preto e ficariam avante pelo primeiro critério de desempate, que é o número de vitórias (17 a 16). Faltaria, porém, que o time carioca perdesse seu compromisso pela 27ª rodada. Qualquer outro resultado – triunfo ou empate – manteria a equipe do Rio de Janeiro na ponta.

No Morumbis, os atacantes Luciano e Gonzalo Tápia balançaram as redes no primeiro tempo e poderiam ter reservado a primeira vitória do São Paulo sobre o Palmeiras uma vez que mandante pelo Brasileirão desde 2017. Tudo mudou na lanço final, marcada por muita objecção do Tricolor.

Os donos da vivenda reclamaram de um pênalti do meia palmeirense Allan em cima de Tápia, aos seis minutos, que não foi assinalado pelo louvado Ramon Abatti Abel. Quatro minutos depois, uma falta de Andreas Pereira sobre o meia Marcos Antônio, passível de expulsão, resultou em cartão amarelo para o volante alviverde, para desespero dos são-paulinos, que exigiam o vermelho direto.

A maré virou de vez para o Palmeiras aos 24 minutos, quando Vitor Roque, de cabeça, diminuiu a vantagem. Aos 28, o também atacante Flaco Lopez recebeu na ingressão da superfície e chutou cruzado, no esquina do goleiro Rafael. Por término, aos 43 minutos, o volante Aníbal Trigueiro lançou na superfície e o atacante Ramon Sosa decretou a viradela.

O Verdão foi a 55 pontos, assumindo o primeiro lugar de forma provisória. O São Paulo, estacionado nos 38 pontos, perdeu a chance de se aproximar do Mirassol, sexto disposto com 43 pontos e último time na zona de classificação para a Libertadores, o chamado G-6.

Bahia derruba Flamengo

As atenções da peleja do título, logo, voltaram-se para a Morada de Apostas Estádio Manancial Novidade, em Salvador. O primeiro tempo foi para o torcedor do Flamengo olvidar – e o do Palmeiras agradecer. Aos 12 minutos, o zagueiro Danilo ergueu demais o pé e acertou o rosto do atacante Tiago, sendo expulso.

Pouco antes do pausa, aos 44, o volante Jean Lucas dividiu com o zagueiro Cleiton, que substituiu o centroavante Pedro mal o Rubro-Preto ficou com um a menos, e o atacante Willian José mandou para as redes da ingressão da superfície, abrindo o placar para o Bahia.

No segundo tempo, o Tricolor teve um gol do volante Michel Araújo anulado por impedimento, com auxílio do VAR. O Flamengo, porém, pouco teve o que comemorar. O atacante Wallace Yan, que entrou em campo aos 22 minutos no lugar do meia Giorgian de Arrascaeta, durou menos de 11 minutos na partida. Aos 31, ele levou amarelo por reclamação. No lance seguinte, acertou o braço no atacante Gilberto e foi expulso, deixando o Rubro-Preto com dois homens a menos.

O time de Filipe Luís não encontrou forças para reagir e sofreu a terceira rota no Brasileirão. Esta, em privativo, custou a liderança. Já o Bahia foi aos mesmos 43 pontos do Botafogo, mas fica detrás, em quinto, por ter um saldo de gols subordinado ao do Glorioso.

Vasco e Fortaleza viram

Em outra partida deste domingo, destaque ao triunfo dramático do Vasco sobre o Vitória, por 4 a 3, em São Januário, transmitida ao vivo pela Rádio Pátrio. O Cruzmaltino saiu na frente com Nuno Moreira, mas levou a viradela ainda no primeiro tempo com gols do também atacante Aitor Cantalapiedra e do zagueiro Lucas Halter.

Na segunda lanço, o jovem atacante Rayan marcou duas vezes, uma delas de pênalti, e devolveu os cariocas avante. O lateral Raúl Cáceres igualou quase na sequência. Nos acréscimos, o atacante GB, outra Cria da Colina, definiu o placar no Rio de Janeiro.

Com 33 pontos, o Vasco abriu oito pontos para o próprio Vitória, primeiro time na zona de rebaixamento, que reúne os quatro clubes de pior campanha – o chamado Z-4. O Rubro-Preto sofreu a quarta rota nas últimas cinco partidas pela competição.

Quem também venceu foi o Fortaleza. Em confronto na segmento de insignificante da tábua, o Leão do Pici superou o Juventude por 2 a 1, de viradela, no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS). O atacante Rafael Bilu abriu para os gaúchos, mas o lateral Eros Mancuso (rebento do ex-volante prateado Alejandro Mancuso, que atuou por Palmeiras e Flamengo na dezena de 1990) e o atacante Adam Bareiro garantiram o triunfo dos cearenses.

Os dois times permanecem no Z-4. O Fortaleza foi a 24 pontos, na 18ª posição, ultrapassando o próprio Juventude, que segue com 23 pontos.

Fonte: Ebc

You may also like

Leave a Comment