Um jejum de 125 anos chegou ao termo neste sábado (25). Pela primeira vez na história, a Associação Atlética Ponte Preta conquistou um título vernáculo. Segundo clube mais vetusto do país, a Macaca venceu o Londrina por 2 a 0 no Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas (SP), e garantiu a taça da Série C do Campeonato Brasiliano, com recta a invasão de campo de torcedores depois o silvo final, para comemorar o feito inédito.![]()
![]()
As equipes foram a campo em paridade no placar associado, já que haviam empatado por 0 a 0 no último termo de semana no Estádio Vitorino Gonçalves Dias, em Londrina (PR). Os dois finalistas estão garantidos na Série B do ano que vem. Além deles, o Náutico e o São Bernardo asseguraram vagas na segunda partilha vernáculo.
Apesar de quatro títulos da Série A2 do Campeonato Paulista, o último deles em 2023, faltava à Ponte uma conquista que, mesmo em uma partilha de entrada, fosse além das fronteiras do Estado. Principalmente porque o rival Guarani – que, diferentemente da Macaca, seguirá na Série C em 2026 – tem no currículo a taça do Brasileirão de 1978. Coube à Alvinegra, curiosamente, evitar o entrada do Bugre ao derrotá-lo na última rodada da segunda tempo, por 2 a 0, em morada.
O título inédito vem em um difícil momento financeiro pelo qual passa o clube de Campinas. Em entrevista depois a vitória sobre o Brusque, por 1 a 0, no Moisés Lucarelli, em setembro, que selou o entrada da Ponte à Série B, o volante Lucas Cândido revelou que o departamento de futebol estava com mais de três meses de salários atrasados.
A conquista também marca a volta por cima de Marcelo Fernandes. O técnico assumiu a Ponte na reta final da primeira tempo, poucos dias depois ser despedido do Guarani. Em dez jogos no comando alvinegro, foram cinco vitórias, três empates e duas derrotas. Foi o segundo título da curso do treinador, vencedor paulista pelo Santos em 2015.
Depois de um primeiro tempo truncado, as redes do Moisés Lucarelli balançaram no segundo tempo. Aos três minutos, Jonas Toró, na ingresso da dimensão, recebeu da esquerda e chutou. A batida foi fraca, mas o goleiro Luiz Daniel não conseguiu tutorar. Foi o oitavo gol do camisa 17, que se igualou ao também atacante Iago Teles, do próprio Londrina, na artilharia da Série C.
Aos 24 minutos, Toró invadiu a dimensão pela esquerda e foi derrubado pelo zagueiro Wallace. O avaliador Felipe Fernandes de Lima não marcou zero a princípio, mas voltou detrás ao rever a jogada no vídeo e deu pênalti em prol da Ponte. O meia Élvis, capitão e ídolo da Alvinegra, bateu eminente, sem chances para resguardo de Luiz Daniel.
O gol desencadeou uma confusão entre jogadores e percentagem técnica de ambas as equipes, que interrompeu o duelo por dez minutos. O técnico Roger Silva e o zagueiro suplente Vanderley, ambos do Londrina, foram expulsos. Os paranaenses ainda tentaram diminuir o prejuízo, sem sucesso. Sarau para os mais de 14 milénio torcedores presentes no Moisés Lucarelli, que presenciaram uma noite da qual nunca vão olvidar.

