Os mais de 64 milénio torcedores que compareceram ao estádio do Maracanã na noite desta quinta-feira (11) acompanharam um grande jogo de esfera que terminou com a vitória do Vasco sobre o Fluminense por 2 a 1, de viradela, pela ida das semifinais da Despensa do Brasil.![]()
![]()
FIM DE JOGO NO MARACANÃ! O VASCO DA GAMA VIRA E VENCE!
O 𝐆𝐈𝐆𝐀𝐍𝐓𝐄 𝐃𝐀 𝐂𝐎𝐋𝐈𝐍𝐀 ESTÁ EM VANTAGEM NA BUSCA PELA FINAL! 💢
VAMOS JUNTOS PELA CLASSIFICAÇÃO! ✌️💢
⚽ RAYAN
⚽ VEGETTI📸: Matheus Lima | #VascoDaGama#VASxflu#CopaDoBrasil2025 pic.twitter.com/L076puMlvo
— Vasco da Gama (@VascodaGama) December 12, 2025
Com o triunfo, reservado graças a gols dos atacantes Rayan e Vegetti, o Cruzmaltino alcança a decisão da competição mesmo em caso de empate no confronto de volta, que será disputado no próximo domingo (14) a partir das 20h (horário de Brasília). Já o Time das Laranjeiras precisa de uma vitória por dois gols de vantagem para proceder no tempo regulamentar. Um triunfo tricolor por exclusivamente um gol de diferença leva a decisão para os pênaltis.
Flu abre o placar
Vasco e Fluminense não decepcionaram os torcedores que estiveram na noite desta quinta no Maracanã. Protagonizaram um confronto muito movimentado, com muitas oportunidades criadas. Apostando na troca de passes e na movimentação uniforme dos seus homens de frente, a equipe das Laranjeiras assumiu o controle das ações nos primeiros minutos e passou a fabricar problemas para o goleiro Léo Jardim.
E a primeira boa oportunidade saiu aos seis minutos com o meia prateado Lucho Acosta, que, posteriormente boa trama coletiva, acertou pontapé que passou raspando por cima do travessão.
Aos 15 o Vasco chegou a fabricar chance com o lateral Puma Rodríguez. Porém, o Fluminense era superior e abriu o placar aos 21 minutos. Renê levantou a esfera na extensão em cobrança de falta. Thiago Silva escorou de cabeça para Serna e o colombiano bateu rastejante para superar Léo Jardim.
Término de primeiro tempo. VAMOS, FLUMINENSE! pic.twitter.com/LvQAMbQXSc
— Fluminense F.C. (@FluminenseFC) December 11, 2025
Em seguida perfurar o marcador, a equipe comandada pelo técnico prateado Luis Zubeldía recuou suas linhas, e passou a esperar por oportunidades de contra-atacar em velocidade. Já o time de Fernando Diniz encontrava dificuldades para levar risco ao goleiro Fábio.
Viradela do cruzmaltino
Porém, posteriormente a paragem do pausa o jogo mudou de quadro. O Vasco se impôs e não demorou a compreender o empate. Aos seis minutos o colombiano Andrés Gómez avançou pela esquerda e cruzou rastejante para o meio da extensão, onde o português Nuno Moreira furou e a esfera sobrou para Rayan, que acertou uma pancada que morreu no ângulo do gol defendido por Fábio.
A paridade no marcador animou de vez o Cruzmaltino, que colecionava boas oportunidades de marcar diante de um Fluminense que parecia mais preocupado em fazer o tempo passar. E o ímpeto ofensivo do Vasco foi premiado já aos 48 minutos. Rayan dominou a esfera na intermediária e arrancou em direção ao gol. O volante Hércules derrubou o jovem atacante, que levantou rápido e tocou para Andrés, que levantou a esfera na extensão, onde Vegetti finalizou de cabeça para prometer a vitória do time de São Januário.
