Início » Palmeiras e Flamengo decidem 1º tetra brasílio na Libertadores

Palmeiras e Flamengo decidem 1º tetra brasílio na Libertadores

O último ano em que o posto de time brasílio com mais Libertadores pertenceu isoladamente a um clube foi 2011, quando o São Paulo, único tri desde 2005, foi igualado pelo Santos. De lá para cá, a dupla Sanntos e São Paulo viu Grêmio, Palmeiras e Flamengo chegarem aos mesmos três títulos. A partir deste sábado (29), o lugar de maior conquistador da América no futebol pátrio, porquê primeiro tetracampeão sul-americano do país, será do Verdão ou do Rubro-Preto.

A “Gloria Eterna” será colocada em jogo a partir das 18h (horário de Brasília) no Estádio Monumental U, em Lima (Peru). A Rádio Vernáculo transmite a decisão da Libertadores ao vivo, com o Show de Esfera Vernáculo começando às 17h30. A narração será de Luciana Zogaib, com comentários de Rodrigo Ricardo e reportagens de Marcelo Smigol e Rachel Motta.

Fator Andreas

Palmeiras e Flamengo se reencontram em uma final de Libertadores quatro anos posteriormente o confronto no Centenário, em Montevidéu (Uruguai). O meia Raphael Veiga, que ainda faz segmento do elenco alviverde, abriu o marcador, mas o atacante Gabriel Barbosa, ídolo rubro-negro e hoje no Cruzeiro, empatou. Aos quatro minutos do primeiro tempo da prorrogação, o lance último: o volante Andreas Pereira perdeu a globo, o atacante Deyverson aproveitou e chutou na saída do goleiro Diego Alves. Verdão 2 a 1.

Quis o tramontana que Andreas, em 2025, esteja no lado vencedor na Libertadores de 2021. O volante foi contratado em setembro, oriundo do Fulham (Inglaterra). Na apresentação, ele não escapou das perguntas sobre a irregularidade em Montevidéu. “O que aconteceu no pretérito, passou. Eu cheguei nesse grande clube e quero redigir uma linda história”, disse o jogador na ocasião.

Em outubro, o camisa 8 alviverde reencontrou o Flamengo, no duelo entre os times pelo Campeonato Brasílio, no Rio de Janeiro. O Rubro-Preto venceu por 3 a 2. Hostilizado, o volante causou alvoroço na torcida da lar ao, por ironia, escorregar no gramado molhado do Maracanã ao cobrar uma falta.

Disputa no Brasileirão

Andreas foi um dos 11 atletas usualmente titulares que foram poupados por Abel Ferreira no time que saiu jogando diante do Grêmio na última terça-feira (25), na Redondel, em Porto Feliz, pelo Brasileirão. A guia por 3 a 2 praticamente afastou o Palmeiras da combate pelo título pátrio, que está próximo justamente do Flamengo.

A duas rodadas do término, o Rubro-Preto tem 75 pontos, cinco a mais que os paulistas. Mesmo preservando atletas na formação titular, ainda que menos que o Verdão, os cariocas buscaram o empate por 1 a 1 com o Atlético-MG na Redondel MRV, em Belo Horizonte.

Abel para a história

O português Abel Ferreira pode estabelecer marcas importantes em caso de tetra palmeirense. Ele pode se isolar porquê técnico mais vezes vencedor pelo Verdão, com 11 taças, uma a mais que Oswaldo Brandão. Ou por outra, alcançaria a terceira Libertadores, igualando-se a Osvaldo Zubeldía, tri pelo Estudiantes (Argentina) entre 1968 e 1970, porquê segundo treinador com mais títulos.

Abel, Andreas e Veiga não são os únicos remanescentes de 2021 na decisão deste sábado. No elenco alviverde, também disputaram aquela final o goleiro Weverton (que se recupera de uma fissura em osso da mão direita) o zagueiro Gustavo Gómez e o lateral Joaquín Piquerez. No rubro-negro, estavam no duelo o meia Giorgian de Arrascaeta e os atacantes Pedro, Michael e Bruno Henrique, sem olvidar de Filipe Luís, à estação possuinte da lateral esquerda e hoje comandante da equipe.

Protagonismo uruguaio

Arrascaeta, aliás, é quem ostenta os holofotes do lado flamenguista da final. O uruguaio vive sua temporada mais decisiva pelo clube, com 23 gols e 17 assistências em 59 jogos. Considerando somente o Brasileirão, o meia participou de, ao menos, um gol por partida, já que balançou as redes 18 vezes e distribuiu 14 passes em 32 confrontos. Ele pode chegar ao 16º título pelo Rubro-Preto, assim porquê Bruno Henrique, ampliando o status de jogador com mais conquistas pelo time carioca.

O palco da final de sábado é de boas lembranças para eles e toda a torcida do Flamengo. É o mesmo no qual o clube conquistou o bi da Libertadores em 2019, vencendo o River Plate (Argentina) por 2 a 1, com dois gols de Gabriel Barbosa. Arrascaeta, Bruno Henrique e Filipe Luís foram titulares naquele dia, além do portanto zagueiro Rodrigo Caio, hoje auxiliar-técnico rubro-negro.

Prováveis times

O Palmeiras deve ir a campo com: Carlos Miguel; Khellven, Gustavo Gómez, Murilo e Joaquín Piquerez; Bruno Fuchs, Andreas Pereira, Raphael Veiga e Allan; Flaco López e Vitor Roque. O volante Lucas Evangelista e o atacante Paulinho, contundidos, são desfalques certos, enquanto Weverton pode ser novidade no banco, se estiver plenamente renovado.

O provável Flamengo terá: Agustín Rossi; Guillermo Varela, Danilo, Léo Pereira e Alex Sandro; Jorginho, Erick Pulgar e Giorgian de Arrascaeta; Everton Cebolinha, Jorge Carrascal e Bruno Henrique. Os atacantes Gonzalo Plata (suspenso) e Pedro (lesão muscular na coxa esquerda) estão fora. O zagueiro Léo Ortiz (estiramento no tornozelo recta) é incerteza.



Fonte: Ebc

You may also like

Leave a Comment