O Atlético-MG deixou evadir o título inédito da Despensa Sul-Americana e a vaga na Libertadores de 2026 ao perder a final para o Lanús (Argentina) nos pênaltis, por 5 a 4, em seguida empate em 0 a 0 nos 120 minutos de partida (90 do tempo regulamentar + 30 da prorrogação), no Estádio Defensores del Chaco, em Assunção (Paraguai). O vencedor foi definido na sétima rodada de cobranças, com o goleiro prateado Losada defendendo o pênalti derrotado por Vitor Hugo.![]()
![]()
Em seguida jejum de 12 anos, o Lanús conquista o segundo título do história do clube – o primeiro foi em 2013. Além de presença garantida na Libertadores do ano que vem, os argentinos levam premiação da Conmebol no valor de R$ 54,3 milhões, e o Alvinegro mineiro receberá R$ 30,5 milhões pelo vice-campeonato.
❌ Bateu na trave, @Atletico…
🏆 CONMEBOL #Sudamericana | #GrandeConquista pic.twitter.com/wIBNECd9Eh
— CONMEBOL Sudamericana (@SudamericanaBR) November 22, 2025
O time mineiro teve a chance de arrancar a vitória no primeiro tempo da prorrogação em duas bolas perigosas, a primeira aos 8 minutos com Caio Paulista que chutou para fora. Dois minutos depois, Rony tentou de cabeça e, na sequência, Biel chutou potente no meio do gol. Ambas as tentativas pararam nas mãos do goleiro Losada. Nos 15 minutos finais, Huck rolou para Biel, que avançou na dimensão e chutou em cima de Lousada. O goleiro prateado fez outra grande resguardo.
Na cobrança de pênaltis, o Lanús começou detrás: Everson defendeu a esfera batida por Walter Bou mas, na sequência, Hulk chutou no meio do gol e facilitou a resguardo de Losada. Tudo igual. Depois Izquierdo e Marcich converteram para os argentinos, e do lado brasílio Gustavo Scarpa e Igor Gomes também balançaram a rede. Na quarta cobrança, Aquino marcou para o Lanús, e Biel teve o pênalti defendido por Losada, O Lanus liderava o placar na última das cinco cobranças quando o experiente Lautaro Acosta isolou a esfera e manteve viva as chances do Galo.O goleiro Everson cobrou com categoria e igualou novamente o placar: 3 a 3. Nas cobranças alternadas. Augustín Cardoso marcou para os argentinos e Alexsander para os brasileiros. Depois Watson também acertou o fundo da rede colocando o Lanús na frente noamente, e por último Losada defendeu a cobrança de Vitor Hugo, selando a vitória dos argentinos por 5 a 4.
⚽️ Os pênaltis em 1 minuto!
👉 Assim foram as cobranças que deram o título para o @clublanus pela CONMEBOL #Sudamericana de 2025. pic.twitter.com/LD0WwdR6e9
— CONMEBOL Sudamericana (@SudamericanaBR) November 22, 2025
A primeira lanço do tempo regulamentar começou com jogo truncado, com marcação fechada de ambos os lados. Aos 13 minutos, o Lanús teve a chance de penetrar o placar: Carrera finalizou da ingresso da dimensão, mas o pontapé saiu fraco e Everson defendeu. Na sequência, o Galo respondeu com Arana, que desferiu um torpedo de dento da dimensão, mas o goleiro Losada fez ótima resguardo. Aos 18 minutos, o Galo teve a melhor oportunidade da partida em cobrança de falta: Bernardo chutou direto e a esfera caprichosamente bateu na trave e saiu. Nos minutos finais, Dudu rolou para Igor Gomes finalizar de fora da dimensão, mas o pontapé saiu plebeu, facilitando a resguardo de Losada. Aos 46 minutos, Carrera desferiu uma explosivo da ingresso da dimensão, mas a esfera foi para fora, sem risco para o gol do Galo.
Na volta do pausa, o Atlético-MG foi ainda mais ofensivo. Aos 13 minutos, em jogada iniciada no meio de campo, Igor Gomes lançou para Dudu. Ele tabelou com Arana, antes de chutar posto, mas o goleiro Losada espalmou par escanteio. Aos 21, em seguida assistência de Hulk, Junior Alonso arriscou de fora da dimensão e a esfera passou rente ao gol do Lanús. Com marcação potente do Galo, a equipe argentina enfrentou dificuldade para progredir do meio campo em diante. Uma das poucas oportunidades foi já nos 44 minutos, com Castillo que driblou a marcação dentro da dimensão diante de de chutar rastejador, mas a esfera saiu ao lado do gol.

