Sensação do tênis mundial, o tenista carioca João Fonseca, de 19 anos, é o segundo nome confirmado na 12ª edição do Rio Open, torneio ATP 500, o maior do continente sul-americano. Atual número 43 do mundo, o brasílio de 19 anos se junta ao italiano Lorenzo Muzetti (10º no ranking e bronze olímpico em Paris), primeiro a prometer presença no torneio. Mais jovem no top 100 do ranking da Associação de Tenistas Profissionais (ATP), Fonseca competirá no saibro carioca pela quarta vez na curso. O Rio Open ocorrerá de 14 a 22 de fevereiro no Jockey Club Brasiliano, na zona sul da cidade do Rio de Janeiro.
“O Rio Open é um torneio muito privativo para mim, que representa diferentes experiências na minha vida. Já fui uma vez que torcida, uma vez que sparring, foi onde joguei meu primeiro ATP… Criei muita vivência vendo grandes jogadores e tênis do cumeeira nível de perto, e foi o lugar que me inspirou a querer jogar tênis. Estou entusiasmado para disputar mais uma edição em morada, diante da minha família, amigos e toda a torcida brasileira,” disse o carioca.
JOÃO FONSECA CONFIRMADO NO RIO OPEN 2026! 🇧🇷
Rio Open e João Fonseca já são sinônimos! 🤝 De fã a estrela da morada, o número 1 do Brasil tem história no maior torneio de tênis da América do Sul e está confirmado na 12ª edição! 🔥 pic.twitter.com/U4CivBoPwU
— Rio Open (@RioOpenOficial) October 7, 2025
A relação de Fonseca com o Rio Open teve início ainda na puerícia, quando foi com a família ver os jogos da edição principiante, em 2014, que contou com a presença do multicampeão espanhol Rafael Nadal. Daí em diante, o carioca não perdeu nenhuma edição. Em 2022, Fonseca se tornou sparring solene do Rio Open, e chegou a treinar com o espanhol Carlos Alcaraz e com o italiano Matteo Berretini. No ano seguinte, o tenista carioca foi convidado a disputar a chave principal do Rio Open, estreando em morada em seu primeiro torneio profissional. Na edição de 2024, Fonseca venceu sua primeira partida na chave principal de um torneio ATP – na ocasião, ele avançou até às quartas de final. Já nesta temporada, em sua terceira participação, o carioca chegou ao Rio Open logo posteriormente ocupar o primeiro título profissional no ATP 250 de Buenos Aires. Fonseca se despediu precocemente do torneio, ao perder a estreia.