A histórica temporada do brasílico João Fonseca no rotação profissional de tênis chegou ao término mais cedo que o previsto. Nesta quinta-feira (30), ele desistir de participar do ATP 250 de Atenas (Grécia), que seria seu último torneio do ano. O desportista de 19 anos vai tratar de uma lombalgia (dores na região lombar). Um único compromisso do carioca de 19 anos, atual número 28 do mundo, será uma partida de exibição com o espanhol Carlos Alcaraz (1º do ranking) no dia 8 de dezembro, em Miami (Estados Unidos).![]()
![]()
Fonseca iniciou 2025 com 18 anos, ocupando a 145ª posição no ranking mundial, em seguida o título do NextGen ATP Finals (para tenistas com menos de 20 anos) em dezembro de 2024, seu primeiro ano no rotação profissional. Na primeira semana de janeiro, faturou o título Challenger 125 de Camberra (Austrália) e subir para 113º lugar no ranking.
The first of many 👀🏆
18-year-old Joao Fonseca claims his maiden ATP Tour title in Buenos Aires! 👏#OnTheRise pic.twitter.com/NlqYGwg8JQ
— ATP Challenger Tour (@ATPChallenger) February 16, 2025
Embalado, o carioca se classificou no qualificatório do Destapado da Austrália e assegurou vaga na chave principal. E logo na estreia do seu primeiro Grand Slam da curso, Fonseca surpreendeu ao derrotar o russo Andrey Rublev, o número nove do mundo na ocasião. Ao final de janeiro, o carioca entrava pela primeira vez no top 100 do ranking, tornando-se o segundo tenista mais jovem, depois de Alcaraz, a ingressar no seleto grupo.
Em fevereiro ele conquistou o primeiro título do rotação profissional, o ATP 250 de Buenos Aires, cravando quatro vitórias sobre os donos da moradia. No mês seguinte, levantou a taça do Challenger, em Phoenix (EUA). Na sequência, estreou no Masters 1000 de Indian Wells, quando já ocupava a 80º posição no ranking. O carioca competiu ainda no Masters 1000 de Miami a invitação avançando até a terceira rodada.
Em maio o brasílico chegou a Roland Garros uma vez que número 65 do mundo e abalou o saibro parisiense ao derrotar na estreia o polonês Hubert Hurkacz (ex-top 10 e 28º no ranking na ocasião). Fonseca seguiu até a terceira rodada o Grand Slam francesismo. Em junho, o carioca já figurava em 54º no ranking, quando também brilhou nas quadras de grama do Torneio de Wimbledon, o terceiro Grand Slam do ano, mas caiu na terceira rodada.
Em setembro, João Fonseca, portanto 45º no ranking, integrou o quinteto brasílico que garantiu vaga no qualifiers da Despensa Davis 2026. A classificação foi selada com vitória do Brasil por 3 a 1 sobre a Grécia. Em um dos confrontos, o carioca derrotou o Stefanos Tsisipas, ex-top 3 do mundo.
O tenista brasílico encerra 2025 em grande estilo uma vez que o mais jovem no top 30 do mundo, em seguida levantar seu primeiro troféu de um torneio ATP 500 da curso. No último domingo (21) ele foi vencedor na Basileia (Suíça) e passou a ocupar a 28ª posição no ranking.

