Início » Haddad confirma que pretende deixar governo em fevereiro

Haddad confirma que pretende deixar governo em fevereiro


O ministro da Quinta, Fernando Haddad, confirmou nesta quinta-feira (18) que pretende deixar o governo em fevereiro. Em moca com jornalistas nesta tarde, ele afirmou que pretende colaborar com a campanha de reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2026 e que a atividade seria incompatível com a função atual.

Pela lei eleitoral, os ministros que disputarem as eleições de 2026 têm até 3 de abril do próximo ano para deixarem o missão. Haddad, no entanto, afirmou que pretende transpor antes para dar tempo ao próximo ocupante de preparar medidas típicas da equipe econômica no início de cada ano.

O ministro quer que o sucessor prepare a primeira edição de 2026 do Relatório Bimestral de Receitas e Despesas, documento que orienta a realização do Orçamento, em março. Ele também quer deixar a missão do horizonte ministro o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2027, que deve ser enviado ao Congresso até 15 de abril do próximo ano.

Haddad informou que já comunicou o libido ao presidente Lula e não respondeu se pretende ser candidato no próximo ano.

“Em primeiro lugar, manifestei o libido de colaborar com a campanha do presidente Lula. E Lula. E isso é incompatível com os requisitos da Quinta. Não tem uma vez que colaborar com a campanha [eleitoral de 2026] no missão de ministro da Quinta”, declarou Haddad.

“Logo é nesse sentido que eu conversei com o presidente de que se o meu pleito for atendido de alguma maneira, de poder concorrer para a sua reeleição na requisito de colaborador da campanha, uma troca de comando cá seria importante”, acrescentou o ministro.

 


Brasília (DF), 18/12/2025 – O ministro da fazenda, Fernando Haddad durante entrevista com setoristas do ministério.
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Brasília (DF), 18/12/2025 – O ministro da fazenda, Fernando Haddad durante entrevista com setoristas do ministério.
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O ministro da Quinta, Fernando Haddad, durante moca com jornalistas – Foto: Valter Campanato/Escritório Brasil

Haddad ressaltou que esperou a aprovação da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2026, no início do mês, e do projeto de lei que reduz incentivos fiscais, que passou ontem (17) no Senado, para transmitir formalmente a decisão.

“Tomei muito desvelo de falar do meu horizonte depois de aprovada a LDO e depois de aprovadas as medidas necessárias para prometer um Orçamento consistente com a LDO. Sempre tive a preocupação de que a LDO e o Orçamento tinham que ter uma consistência interna para que as metas fossem cumpridas”, ressaltou.

O ministro não deu pistas sobre uma eventual candidatura em 2026. Exclusivamente relatou que o presidente Lula lhe disse que respeitaria a decisão que “Haddad tomou ou vai tomar”.



Fonte: EBC

You may also like

Leave a Comment