Início » Governo prepara projecto para socorrer setores afetados por tarifaço

Governo prepara projecto para socorrer setores afetados por tarifaço


O governo federalista está preparando um novo projecto para socorrer setores da economia brasileira que ainda estão sendo afetados pelas tarifas impostas pelo governo dos Estados Unidos.

“Estamos estudando para podermos dar um escora às empresas que estão na Sessão 232”, disse nesta quinta-feira (27) o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Transacção e Serviços, Geraldo Alckmin. Nesta seção estão inclusos, por exemplo, o aço e o alumínio, que pagam alíquota extra de 50%, além das autopeças, cuja tarifa no mercado americano é de 25%.

De convenção com o presidente do Banco Pátrio de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, a teoria é que o projecto seja uma espécie de “Brasil Soberano 2”, uma medida criada no ano pretérito para socorrer os exportadores que foram afetados pelo aumento das tarifas, o chamado tarifaço.

Nascente novo projecto, disse Mercadante, utilizaria exclusivamente recursos que já estão disponíveis no BNDES, sem precisar recorrer ao Tesouro.

“Os recursos já existem, agora tem que ser modelado. A Quinta está estudando e diz que já desenhou a iniciativa. Nós estamos aguardando agora para o presidente Lula definir a estratégia, mas os recursos existem. Tivemos uma boa experiência com o Brasil Soberano e faremos um Brasil Soberano 2.0. Essa é a teoria básica. A gente conhece o caminho e agora é priorizar esses setores que estão mais penalizados”, disse Mercadante hoje, na capital paulista.

No primeiro programa Brasil Soberano, o BNDES chegou a oferecer uma risca de crédito imprevisto de R$ 30 bilhões, mas somente tapume de R$ 17 bilhões desses recursos foram utilizados pelas empresas. A teoria é utilizar secção do recurso restante para socorrer os setores que continuam sendo afetados pelas tarifas. “São empresas que estão sendo desvalorizadas de forma mais longeva”, explicou Mercadante.



Fonte: EBC

You may also like

Leave a Comment