O esquiador brasílico Cristian Ribera abriu a temporada paralímpica de esportes na neve com duas medalhas de ouro na Despensa Continenal, em Beitostolen (Noruega). Nascido em Cerejeiras (RO), Ribera venceu neste sábado (23) a prova de intervalo (5 quilômetros), um dia posteriormente ter conquistado o ouro na prova de sprint/velocidade (800 metros) no Estádio de Esqui de Beitostolen. Em março, o rondoniense já se destacara porquê vencedor da temporada 2024/2025. No mesmo mês, ele foi ouro no sprint da lanço do rotação mundial, em Trondheim (Noruega).![]()
![]()
Neste sábado (22), Ribera cruzou em primeiro lugar a risco de chegada da prova dos 5 km da classe LW11 (para atletas que competem sentados e usam bastões), com o tempo de 11min41s1. Em segundo lugar ficou o italiano Giuseppe Romele (12min10s2) e em terceiro o ucraniano Vasyl Kravchuk (12min42s5).
Ouro duplo na Despensa Continental da Noruega! 🥇🥇
Na competição disputada na cidade de Beitostølen, Cristian Ribera foi o vencedor nas provas de velocidade (800m) e intervalo (5km) do esqui cross-country. 🎿
Saiba mais em: https://t.co/4H4AcLTnRM#brasilparalimpico… pic.twitter.com/o4PWToAXmI
— Comitê Paralímpico Brasílico (@BraParalimpico) November 22, 2025
Na prova de sprint (800m), antes de levar o ouro na final Ribera já tinha espetado o melhor tempo tanto na qualificatória quanto na semi. A prata e o bronze ficaram, respectivamente, com o ucraniano Kravchuk e o italiano Romele.
Cristian Ribeira só voltará ao rotação mundial na lanço de Finstrerau (Alemanha), entre 14 e 18 de janeiro. Antes do termo da atual temporada, estão previstas duas competições com participação de brasileiros: a lanço continental de Canmore (Canadá), nas próximas quarta (26) e quinta-feiras (27), e a lisura da Despensa do Mundo de esqui cross-country, em dezembro. A Amarelinha terá porquê representantes os atletas Aline Rocha, Wesley Santos e Altair Marangne.

