O Santos respirou fundo na luta contra o rebaixamento no Campeonato Brasílico. Nesta sexta-feira (28), o Peixe venceu o Sport por 3 a 0 na Vila Belmiro, em Santos (SP), pela 36ª rodada, ganhando duas posições na classificação.![]()
![]()
O Alvinegro Praiano saiu da zona de rebaixamento, indo aos mesmos 41 pontos do Internacional e ficando primeiro, em 15º lugar, no saldo de gols.
Uma vez que ultrapassou o Colorado, é notório que o clube paulista termina a rodada fora do Z4, que reúne os quatro últimos colocados. O Leão rubro-negro, que acumulou a nona guia seguida, é o lanterna, com 17 pontos, sem mais chances de permanecer na primeira ramificação.
Apesar da presença colocada em incerteza por conta de uma lesão no joelho esquerdo, Neymar não somente foi relacionado uma vez que iniciou o duelo uma vez que titular. E foi dos pés dele que saiu o primeiro gol santista.
Em contra-ataque pela direita, o também atacante Guilherme inverteu a jogada para o camisa 10 entrar na superfície e finalizar no esquina esquerdo do goleiro Gabriel, aos 25 minutos.
Dez minutos depois, em seguida cobrança de escanteio pela direita, o volante William Arão cabeceou e acertou a trave direita do Sport.
Na sobra, o zagueiro Rafael Thyere tentou alongar, mas acertou o pontapé em cima do volante Lucas Kal, do próprio time. A globo desviou e foi para as redes do Leão, aumentando a vantagem alvinegra.
Na lanço final, aos 22 minutos, Neymar cobrou escanteio pela esquerda e o volante João Schmidt, de cabeça, desviou no esquina esquerdo de Gabriel.
E o quarto poderia ter saído quatro minutos depois, quando o lateral Matheus Alexandre derrubou o meia Álvaro Barreal na superfície. O avaliador Felipe Fernandes de Lima marcou pênalti, mas voltou detrás em seguida rever o lance no vídeo e ver impedimento do volante Zé Rafael no lance.
Goleada debaixo d’chuva
Mais cedo, o Vasco encerrou uma sequência de cinco derrotas seguidas com uma goleada por 5 a 1 sobre o Internacional, em São Januário. O triunfo encaminhou a permanência do time carioca na Série A e manteve os gaúchos ameaçados de rebaixamento.
A partida ficou mais de uma hora interrompida por conta das condições do gramado em meio à possante chuva que caiu no Rio de Janeiro. O jogo estava no pausa. Apesar de as equipes desejarem o protraimento, o avaliador Rodrigo José Pereira de Lima optou pela perpetuidade do encontro.
O Cruzmaltino segue com o sonho de ir à Libertadores pelo Brasileirão vivo. Se Cruzeiro (3º) ou Fluminense (5º) conquistarem a Despensa do Brasil, abrem uma vaga extra à principal competição do continente, destinada ao oitavo posto da Série A, posto hoje ocupado pelo São Paulo. Com 45 pontos, o time carioca é o 10º, a três pontos do Tricolor. Já o Colorado pode fechar a 36ª rodada no Z4 se o Vitória superar o Mirassol no sábado (29), às 16h (horário de Brasília), no Barradão, em Salvador.
Com oito minutos, o Vasco já vencia por 2 a 0. Aos três, Andrés Gómez desarmou o zagueiro Braian Aguirre no campo do Inter, entrou na superfície e abriu o placar. Cinco minutos depois, o também atacante Rayan concluiu para as redes a assistência do lateral Paulo Henrique pela direita. Aos 46, o centroavante Ricardo Mathias descontou, em seguida interceptação do volante Alan Rodríguez.
Depois da longa interrupção pela chuva, o Gigante da Colina voltou do pausa disposto a aumentar a fatura.
Com um minuto do segundo tempo, Gómez chutou cruzado, Rayan aproveitou e concluiu para o gol. Aos 11, em seguida cobrança de escanteio, o volante Cauan Barros teve de finalizar duas vezes para vencer o goleiro Sérgio Rochet e marcar o quarto dos mandantes. O quinto saiu aos 19 minutos, com o atacante Nuno Moreira recebendo de Paulo Henrique e batendo no esquina de Rochet.
Juventude cai para a Série B
Em outro jogo desta noite, o Juventude empatou por 1 a 1 com o Bahia no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS). Com 34 pontos, o time gaúcho teve o rebaixamento para a Série B decretado com duas rodadas de antecedência, já que dependia de um tropeço do Santos contra o Sport.
O Esquadrão de Aço, que foi a 57 pontos com o empate e ficou mais distante da vaga direta à temporada de grupos da Libertadores, saiu na frente aos 20 minutos do primeiro tempo, em pontapé de fora da superfície de Ademir.
Sete minutos depois, o também atacante Gabriel Taliari aproveitou interceptação do lateral Marcelo Hermes pela esquerda e deixou tudo igual. O Juventude até balançou as redes mais uma vez, aos 20 da lanço final, com o meia Marcos Paulo, de bicicleta, mas o lance foi anulado por impedimento.
