Início » Beto Preto comemora reconhecimento do Paraná pela OMS como referência mundial em políticas para idosos

Beto Preto comemora reconhecimento do Paraná pela OMS como referência mundial em políticas para idosos

Beto Preto comemora reconhecimento do Paraná pela OMS como referência mundial em políticas para idosos

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, comemorou nesta segunda-feira (25), em Washington (EUA), o reconhecimento do Paraná pela Organização Mundial da Saúde (OMS), por meio da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), como Estado referência mundial em políticas para idosos.

Segundo Beto Preto, o título de “Estado Amigo da Pessoa Idosa” representa um marco histórico para o Paraná. Ele destacou que a conquista é fruto do trabalho liderado pelo governador Ratinho Junior desde 2019, com a implantação do Plano Estadual de Saúde e a organização do SUS no Estado, priorizando a atenção aos idosos em todas as fases do atendimento, da atenção primária à especializada.

“O Paraná sai na frente como o primeiro Estado brasileiro a receber esse reconhecimento internacional. Isso mostra que nossas políticas públicas têm feito a diferença na vida da população idosa. É um momento histórico para os paranaenses”, afirmou o secretário.

O reconhecimento também reforça a liderança do Estado em nível municipal. Das 51 cidades brasileiras certificadas pela OMS como “Cidades Amigas da Pessoa Idosa”, 38 estão no Paraná. Para o secretário, esse dado evidencia o empenho dos municípios em adotar políticas transversais que envolvem saúde, assistência social, emprego e renda, garantindo mais qualidade de vida à população idosa.

“Esse é o governo Ratinho Junior, que tem transformado a vida dos paranaenses e agora colhe os frutos de um trabalho iniciado em 2019. Temos muito a avançar, mas este é um passo histórico”, concluiu.

You may also like

Leave a Comment