A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou a participação dos times Vitória-BA e Mixto-MS levante ano na Série A1 (primeira subdivisão) do Campeonato Brasiliano Feminino de Futebol, posteriormente as desistências de Fortaleza e Real Brasília.![]()
![]()
Em nota solene publicada nesta quinta-feira (8), a entidade afirmou que o “desempenho recente das equipes na segunda subdivisão” foi determinante para o preenchimento das vagas. Os times baiano e sul-matogrossense encerram a Série A2 do ano pretérito, respectivamente, em quinto e sexto lugares.
Depois uma temporada histórica em 2025 que resultou no inédito chegada à Série A1 do Brasileirão levante ano, o Fortaleza anunciou o fechamento das atividades do futebol feminino – todas as categorias – no último dia 29, por preceito da Sociedade Anônima do Futebol (SAF). Na ocasião, em nota solene, o clube justificou a decisão por conta da restrição orçamentária e da incapacidade financeira para manter a modalidade.
Além do sonhado chegada à escol do futebol vernáculo, as Leoas – sobrenome do time feminino feminino do Fortaleza – também foram campeãs cearenses e conquistaram o título da primeira edição da Despensa Maria Formosa, que reuniu nove equipes do Nordeste. Enquanto as Leoas brilharam em 2025, o time masculino amargou o rebaixamento para a Série B do Brasileirão de 2026.
A desistência do Real Brasília-DF, tradicional representante do Região Federalista no Brasileirão Feminino, ocorreu, segundo o clube, em razão da da saída do patrocinador master, o Banco de Brasília. A decisão foi anunciada pelas redes sociais no último dia de 2025.
