Início » “Mais Saúde no Campo” ganha adesão no Território do Vale do Ivaí após reunião em Mauá da Serra

“Mais Saúde no Campo” ganha adesão no Território do Vale do Ivaí após reunião em Mauá da Serra

19 de agosto de 2025 • Mauá da Serra (PR)

“Mais Saúde no Campo” ganha adesão no Território do Vale do Ivaí após reunião em Mauá da Serra

Encontro desta terça-feira reuniu representantes de 28 municípios e reforçou ações por água de qualidade e saneamento rural na agricultura familiar.Pontos-chave:

  • A proposta obteve boa aceitação de autoridades e lideranças regionais.
  • Prioridade para água potável e saneamento rural com orientação técnica.
  • Possibilidade de execução pela Sesa em parceria com Seab, IDR e prefeituras.

O que foi decidido

O projeto “Mais Saúde no Campo”, apresentado pelo médico veterinário André Romagnoli, da Secretaria de Estado da Saúde, recebeu sinal verde dos participantes para avançar na formatação de um programa com atuação conjunta de técnicos da saúde e do meio ambiente junto aos produtores rurais, especialmente da agricultura familiar.

Diagnóstico e prioridades

Durante a apresentação, foi exposta a realidade atual em pontos do território, incluindo irregularidades na proteção de mananciais e nascentes e a presença de instalações sanitárias inadequadas. As ações propostas priorizam medidas de fácil manejo para reduzir riscos à saúde e preservar recursos hídricos.

Apoios institucionais

O secretário da Saúde, Beto Preto, manifestou apoio à proposta e a possibilidade de a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) encampar o programa, em parceria com a Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab), o Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR) e as prefeituras.

Presenças e coordenação

O encontro contou com representantes de 28 municípios do Território do Vale do Ivaí, incluindo secretarias do Meio Ambiente e da Agricultura. A abertura teve a participação do prefeito de Mauá da Serra, Givanildo Lopes, e da coordenadora do território e chefe do Núcleo Regional da Seab em Ivaiporã, Vitória Maria Monte Negro Holznann.

Falas em destaque

“O projeto Mais Saúde no Campo vem ganhando adesão dos municípios e, com o apoio das prefeituras, podemos viabilizar ações de fácil manejo para proteção de rios, ribeirões e nascentes, além de cuidados necessários com as instalações sanitárias”, avalia André Romagnoli, reiterando o apoio do secretário Beto Preto.— André Romagnoli, médico veterinário da Sesa

“Tivemos a oportunidade de acompanhar importantes palestras sobre o projeto Mais Saúde no Campo, Energia Solar e uma série de programas do Governo Federal, que podem contribuir com a agricultura familiar”, pontuou Vitória Maria Monte Negro.— Vitória Maria Monte Negro Holznann, coord. do Território do Vale do Ivaí

Próximos passos

A partir da adesão manifestada, a etapa seguinte é detalhar o plano de trabalho intersetorial, com cronograma de visitas técnicas, orientação aos produtores e monitoramento de indicadores de qualidade da água e saneamento.

You may also like

Leave a Comment