O último jogo da 17ª rodada do Campeonato Brasílico coroou o Flamengo uma vez que o novo líder da competição. Ao derrotar o Atlético-MG por 1 a 0 nesse domingo (27), no Maracanã, o Fla superou o Cruzeiro – derrotado pelo Ceará, mais cedo, em Belo Horizonte – e chegou aos 36 pontos em 16 partidas disputadas. O time mineiro tem 34 em 17 jogos.
O gol da vitória da equipe comandada por Filipe Luís foi aos 30 minutos do segundo tempo. Luiz Araújo cobrou falta pela esquerda e o zagueiro Léo Ortiz completou de cabeça para marcar.
Foi a 11ª vitória do Flamengo na competição. A equipe tem o melhor ataque, com 30 gols marcados e a melhor resguardo, com unicamente seis sofridos. O Atlético tem 20 pontos e está em 13º lugar.
>> Siga o ducto da Dependência Brasil no WhatsApp
Cruzeiro leva viradela do Ceará
Em Belo Horizonte, o Cruzeiro esperava estender a permanência na liderança do campeonato, ao receber o Ceará em má tempo, vindo de três derrotas seguidas. O quadro inicial se mostrou positivo porque – logo aos três minutos – o atacante Kaio Jorge aproveitou vacilo do goleiro Bruno Ferreira na saída de esfera e marcou o 13º gol dele no campeonato, se isolando ainda mais na artilharia da competição.
No entanto, dois gols de cabeça de Galeano (um no primeiro tempo e o outro na lanço final) decretaram a viradela do Vozão, que subiu aos 21 pontos, na nona posição, frustrando os planos do Cruzeiro.
Expulsão polêmica em Inter x Vasco
No estádio Ourela-Rio, em Porto Jubiloso, o Internacional salvou um ponto diante do Vasco ao depreender o empate em 1 a 1 aos 46 minutos do segundo tempo com Johan Carbonero (o time carioca saiu na frente aos 30 do primeiro tempo, com Rayan). A equipe gaúcha tem 21 pontos, em 10º lugar, enquanto o Vasco é o primeiro time fora da zona de rebaixamento, em 16º, com 15 pontos.
O lance que mais chamou a atenção na partida, porém, não foi nenhum dos dois gols. Pouco antes do empate colorado, o goleiro Léo Jardim, do Vasco, recebeu o segundo cartão amarelo e, consequentemente, o cartão vermelho, em seguida permanecer no soalho pedindo atendimento médico, atitude considerada uma vez que cera pelo avaliador Flavio Rodrigues de Souza. O pormenor é que o primeiro cartão recebido pelo goleiro também foi por atrasar o reinício da partida.
Nas outras duas partidas do domingo, o São Paulo derrotou o Fluminense por 3 a 1 no Morumbis (gols de Arboleda, Ferreirinha e Tapia para o tricolor paulista; Samuel Xavier marcou para o carioca) e o Bahia fez 3 a 0 no Juventude, com dois gols de Jean Lucas e um de Lucho Rodriguez.