Cinco jogos na noite do sábado (26) abriram a 17ª rodada do Campeonato Brasílio. O destaque ficou por conta do Palmeiras, que derrotou o Grêmio por 1 a 0 no Allianz Parque, em São Paulo e chegou aos 32 pontos, na terceira colocação, com um ponto a menos que o Flamengo, vice-líder e dois a menos que o líder Cruzeiro, que tem um jogo a mais que ambos.
O gol da vitória palmeirense aconteceu logo no início da partida. Aos dois minutos, depois interceptação da direita, Piquerez desviou para o meio da espaço, Maurício ajeitou e o uruguaio Palavroso Torres finalizou com categoria com a perna esquerda, estufando o ângulo recta das redes do gol defendido por Tiago Volpi.
O Tricolor gaúcho teve nos pés de Pavón e Braithwaite boas oportunidades para empatar, mas não conseguiu marcar e seguiu sem vencer desde o retorno pós-Despensa do Mundo de clubes.
A equipe, além de desabar para a 14ª posição no Campeonato Brasílio, com 17 pontos, acabou eliminada da Despensa Sul-Americana durante a semana, caindo para o Alianza Lima, do Peru.
Fogão e Timão iguais no Nilton Santos
Outro duelo de subida tensão na rodada aconteceu no Rio de Janeiro. No Estádio Nilton Santos, Botafogo e Corinthians dominaram um tempo cada e a consequência ficou visível no placar: empate por 1 a 1.
No primeiro tempo, subjugado pelo Glorioso, o placar foi acessível aos 24 minutos. Em seguida interceptação da direita, Nathan Fernandes desviou de cabeça para o meio da espaço e Arthur Cabral, também de cabeça, colocou a globo no fundo das redes.
Na segunda lanço, que viu o Corinthians mais presente no campo de ataque, o empate veio aos 37. Em seguida falta cobrada pela esquerda do ataque corintiano e bate-rebate dentro da espaço, o holandês Memphis Depay finalizou no esquina recta de John para dar números finais à partida.
Com o resultado, o Botafogo dormiu ainda na quinta posição, com 26 pontos, enquanto o Timão soma 21, em oitavo.
Sport permite reação do Santos
Na Ilhota do Retiro, o Sport esteve perto de ocupar sua primeira vitória na competição, mas permitiu a reação e o empate do Santos, que tinha um jogador a menos em campo.
Logo no início da partida, Derik aproveitou um vacilo do goleiro Gabriel Brazão na saída de globo para fazer 1 a 0 para o Sport. No final da lanço inicial, o venezuelano Tomás Rincón, do Peixe, foi expulso.
Na volta do pausa, o chuto de Lucas Lima foi desviado por Caballero e entrou: 2 a 0 Sport.
O Santos, com dois gols na reta final, marcados por Gabriel Bontempo e João Basso, evitou a rota e a quebra do jejum por segmento do Leão, que agora tem unicamente cinco pontos em quinze jogos, ainda na lanterna da competição. O Peixe, com 15 pontos, saiu momentaneamente da zona do rebaixamento.
Nos outros dois jogos do sábado, o Fortaleza derrotou o Bragantino por 3 a 1 no Castelão (Deyverson, Kuscevic e Lucca Prior marcaram para os donos da vivenda; Pitta descontou), enquanto Mirassol (com gol de Edson Carioca) e Vitória (Baralhas) empataram por 1 a 1 no interno paulista.