Depois de muita especulação, o Fortaleza confirmou nesta segunda-feira (14) a exoneração do técnico prateado Juan Pablo Vojvoda do comando da equipe. Vojvoda se despede depois de quatro anos e dois meses adiante do Leão, time que comandou em 310 partidas, acumulando 145 vitórias, 77 empates e 88 derrotas. Ele conquistou o Campeonato Cearense três vezes (2021, 2022 e 2023) e a Despensa do Nordeste duas vezes (2022 e 2024). Na publicação em sua conta solene no X, o Tricolor cearense chamou Vojvoda de ‘o melhor técnico da história do Fortaleza’. O texto é escoltado de depoimentos em vídeo do diretor-executivo Marcelo Sossego e do diretor de futebol Sérgio Papellin.
“Decidimos que é hora de fechar esse ciclo. Um ciclo extremamente vitorioso. Vojvoda ajudou a transformar o Fortaleza e o futebol cearense. Conquistou títulos e nos levou a competições internacionais. E conquistou também o carinho do torcedor. Porém, o futebol exige decisões difíceis. Entendemos que é o momento de promover uma mudança necessária” explicou Sossego.
Vojvoda não resistiu à sequência ruim da equipe na atual temporada, com nove jogos sem vitória e seis derrotas consecutivas. O Leão está em 18º no Campeonato Brasiliano, ou seja, dentro da zona de rebaixamento, além de ter sido eliminado precocemente da Despensa do Brasil pelo Retrô, de Pernambuco, na terceira temporada. Os dois últimos reveses sacramentaram a exoneração do prateado: guia e eliminação na Despensa do Nordeste para o Bahia e guia no clássico contra o Ceará pelo Brasileirão. Em 2025, o arqui-rival também levou a melhor sobre o Fortaleza conquistando o bicampeonato cearense.
Além dos títulos, Vojvoda se destacou por grandes campanhas que levaram o Leão a patamares inéditos no futebol brasílico e sul-americano. Com ele, a equipe obteve seus melhores resultados na história da Despensa do Brasil (semifinal em 2021) e do Campeonato Brasiliano (quarto lugar em 2021 e 2024). Também se classificou à Libertadores pela primeira, segunda e terceira vez em mais de 100 anos de clube pelas mãos de Vojvoda. Em duas dessas classificações, o time alcançou a temporada de grupos e, posteriormente, as oitavas de final. Na verdade, Vojvoda deixou o time ainda vivo na competição em 2025, tendo pela frente o Vélez Sarsfield, da Argentina, nas oitavas.
O prateado também esteve muito perto da glória internacional na Despensa Sul-Americana. A equipe foi derrotada nos pênaltis na decisão da competição em 2023, vencida pela LDU, do Equador. Vojvoda, de 50 anos, não havia conquistado títulos porquê técnico antes de chegar ao Fortaleza. Ele havia pretérito por alguns clubes argentinos e seu último trabalho antes do Leão acontecera no Unión La Calera, do Chile.