O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou, nesta sexta-feira (27), em São Paulo, o lançamento do Super Núcleo para Diagnóstico do Cancro que, com uso de tecnologia de ponta, vai reduzir de 25 para cinco dias o resultado do parecer médico para os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Iniciativa do Agora Tem Especialistas – que tem a oncologia porquê uma de suas áreas prioritárias -, o novo núcleo inicia as operações em julho em uma rede pátrio integrada com foco em telemedicina e capacidade para realizar até 1 milénio laudos por dia e 400 milénio por ano.
De Curitiba (PR), o secretário executivo do Ministério da Saúde, Adriano Massuda, participou de forma virtual do lançamento do Super Núcleo Brasil. Padilha fez uma videochamada diretamente da capital paulista para apresentar a novidade estrutura para outros estados. “Vamos fazer a maior mobilização pátrio da estrutura pública e privada, envolvendo centros de primazia, para reduzir o tempo de espera”, destacou o ministro. O Super Núcleo poderá realizar mais da metade dos exames necessários para o diagnóstico de cancro em todo o Brasil.
Já Adriano Massuda visitou a Santa Morada de Curitiba e comentou sobre o progressão do programa Agora Tem Especialistas no Paraná. “Cá, no hospital mais macróbio de Curitiba, os efeitos concretos do programa já alcançam um número cada vez maior de pacientes do SUS. Entre fevereiro e junho, o tempo de espera para cirurgias oftalmológicas foi reduzido em cinco meses, graças às Ofertas de Cuidados Integrados. As ações do Agora Tem Especialistas têm gerado um impacto positivo em todo o sistema de atendimento”, afirmou.
O secretário–executivo também ressaltou a relevância do lançamento do Super Núcleo, com a geração do serviço de Telepatologia. “Esse serviço vai permitir que diagnósticos oncológicos, que antes levavam meses, sejam feitos em até cinco dias. Estamos agregando qualidade para oferecer o melhor atendimento ao paciente do SUS”, destacou Massuda.
Com o objetivo de expandir o entrada da população a serviços especializados, o Agora Tem Especialistas prevê o credenciamento de clínicas, hospitais filantrópicos e privados para atendimento de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) com foco em 6 áreas prioritárias – oncologia, ginecologia, cardiologia, ortopedia, oftalmologia e otorrinolaringologia.