Na tarde desta sexta-feira (4), a Câmara Municipal de Apucarana recebeu a visitante de 24 alunos do Escola Canadá, com idade média de 8 anos. A atividade fez segmento de um projeto educativo que procura aproximar as crianças do funcionamento do Poder Legislativo e promover a cidadania desde cedo.
Os pequenos foram recepcionados pela vereadora Eliana Rocha (Solidariedade), pelo vereador Guilherme Livoti (União Brasil) e pelo presidente da Mansão, Danylo Acioli (MDB). Durante a visitante, os estudantes participaram de uma simulação de sessão plenária, ocupando os assentos dos vereadores e até votando em um projeto de lei hipotético que propunha a dispensa de tarefas escolares no dia da visitante.
O “projeto” foi validado por unanimidade, entre risos e muito exalo, demonstrando o engajamento dos “pequenos vereadores”. “”Foi uma experiência enriquecedora, em que as crianças puderam saber de perto o trabalho dos vereadores e aprender sobre a valor da participação cidadã. Também tivemos um momento muito recreativo: dois vereadores conduziram uma dinâmica em que os alunos aprovaram, com exalo, o ‘Projeto sem tarefa de lar por um dia’! Agradecemos à Câmara Municipal pelo protecção e pela oportunidade de proporcionar esse momento de aprendizagem e interação aos nossos alunos”, comentou a coordenadora pedagógica Gisele dos Santos.
Encantada com a participação e o interesse demonstrado pelas crianças, a vereadora Eliana Rocha destacou a valor de iniciativas uma vez que essa para a formação cidadã desde os primeiros anos escolares. “Ver o clarão nos olhos dessas crianças enquanto ocupavam os assentos do plenário é alguma coisa que nos enche de esperança. São eles os futuros cidadãos e líderes da nossa cidade”, ressaltou a vereadora.
O vereador Guilherme Livoti também elogiou a iniciativa: “São momentos uma vez que nascente que nos lembram da valor de formar cidadãos conscientes desde pequenos. Hoje eles entenderam, de forma lúdica, que política também se faz com diálogo, saudação e participação”, comentou.
O presidente Danylo Acioli comemorou o sucesso da visitante: “Eventos uma vez que nascente são fundamentais para plantar sementes de consciência cívica e responsabilidade social desde cedo. A Câmara está sempre de portas abertas”, reforçou.
Ao final da atividade, os estudantes foram convidados para um lanche e receberam materiais educativos oferecidos pela Procuradoria da Mulher, coordenada pela vereadora Eliana Rocha.