A noite dessa quarta-feira (2) definiu um dos confrontos das semifinais da Despensa do Brasil: Vasco e Palmeiras. Os jogos estão previstos para as duas primeiras semanas de novembro, em datas e horários que ainda serão definidos pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).![]()
![]()
O Cruzmaltino derrotou o Vitória por 2 a 0 no Barradão, com transmissão da Rádio Pátrio. Na Vila Belmiro, o Verdão não saiu do zero com o Santos, mas avançou graças ao triunfo no jogo de ida, por 3 a 0, no Nubank Parque, em São Paulo.
Esta é a terceira vez seguida que o Gigante da Colina chega às semifinais da Despensa do Brasil. Em 2025, a equipe carioca se classificou à final eliminando o rival Fluminense. No ano anterior, foi superada pelo Atlético-MG. Já o Alviverde não chegava a essa temporada desde a campanha de 2020, quando foi vencedor.
Vasco segura Vitória
A lanço inicial em Salvador foi movimentada. O Vitória, tendo que lucrar depois a guião por 1 a 0 no jogo de ida, há uma semana, em São Januário, no Rio de Janeiro, foi quem chegou primeiro. Aos sete minutos, na sobra de um intercepção que o zagueiro Carlos Cuesta não conseguiu alongar, o atacante Renato Kayzer cabeceou com risco e mandou perto da trave esquerda.
A resposta do Vasco foi ainda mais perigosa. Aos 29, o lateral Lucas Piton cruzou pela esquerda e o atacante Claudio Spinelli, de cabeça, carimbou a trave direita.
Os donos da morada fizeram Léo Jardim trabalhar aos 42 minutos, em cobrança de falta do lateral Mateus Silva, da intermediária pela esquerda. A esfera quicou na pequena espaço e o goleiro vascaíno fez a resguardo no revérbero.
No minuto seguinte, o Cruzmaltino ficou no quase com Ramon Rique. Em seguida intercepção do lateral Puma Rodriguez pela esquerda, o meia apareceu na pequena espaço e cabeceou no cantinho, rente à trave.
Nos acréscimos, aos 46, o atacante Andrés Gómez invadiu a espaço pela esquerda com liberdade e driblou o zagueiro Cacá. Na hora da finalização, o equatoriano não pegou muito e mandou à direita da meta rubro-negra.
As redes do Barradão até balançaram aos dez minutos, mas o gol foi anulado. O zagueiro Luan Cândido, de cabeça, completou o intercepção do atacante Diego Tarzia. O protector, porém, teve a posição irregular detectada pela tecnologia do impedimento semiautomático.
O Vitória se lançou com tudo ao ataque, mas quem se deu muito foi o Vasco. Aos 35, Gómez disparou em contra-ataque, escapou da marcação do atacante Oceânico e de Luan Cândido e bateu da ingressão da espaço, no esquina esquerdo do goleiro Lucas Arcanjo.
O gol abateu o time da morada, e o Cruzmaltino aproveitou para produzir mais oportunidades. Aos 51, veio o golpe de misericórdia: Puma Rodríguez tabelou com o atacante Palavroso Colídio na espaço e chutou cruzado para inscrever o segundo e definir o confronto.
Verdão controla Peixe
Precisando diminuir o quanto antes a vantagem do Palmeiras, o Santos se lançou ao ataque, mas não transformou a pressão em oportunidades claras. A melhor chance veio na esfera paragem, aos 12 minutos, com Neymar. O atacante cobrou falta com força, da intermediária, mas o goleiro Carlos Miguel se esticou no esquina recta para tutelar.
Nos contra-ataques, o Palmeiras teve as chances mais perigosas da primeira lanço. Aos 17, Maurício recebeu do atacante Flaco López, quase na pequena espaço, mas a batida de primeira foi por cima.
Dez minutos depois, depois finalização do lateral Agustín Giay pela direita, salva pelo goleiro Gabriel Brazão, Maurício pegou o rebote. Apesar do gol vazio, o meia chutou novamente para fora.
A missão santista ficou mais difícil com a saída de Neymar. Pouco antes do pausa, o camisa 10 sentiu dores no ulterior da coxa direita. Ele seguiu em campo até o termo do primeiro tempo, mas deu lugar ao atacante Rony na volta para a segunda lanço.
Sem que os anfitriões conseguissem repetir o ímpeto do início do jogo, o clássico em Santos (SP) ficou morno. O único susto da lanço final ocorreu aos 11 minutos, em cabeçada perigosa de Vitor Roque depois intercepção pela direita do lateral Khellven. O atacante palmeirense mandou à esquerda do gol.
Confortável com a vantagem do jogo de ida, o Palmeiras somente controlou o empate e festejou a classificação. Pela terceira vez (em três confrontos), o Verdão leva a melhor sobre o Santos na Despensa do Brasil, repetindo 1998 (semifinais) e 2015 (final).
Galo aguarda gaúchos
O primeiro classificado às semifinais foi o Atlético-MG. Na última terça-feira (1º), o Galo bateu o Cruzeiro por 2 a 1, de viradela, na Redondel MRV. Na semana anterior, os rivais tinham empatado por 1 a 1 no Mineirão, também em Belo Horizonte.
A Raposa saiu na frente aos 30 minutos do primeiro tempo, em pênalti convertido pelo atacante Kaio Jorge. Na lanço final, aos 32, o meia Victor Hugo deixou tudo igual. Dez minutos depois, o volante Fred, recém-contratado pelo time alvinegro, fez o gol da vitória.
O competidor do Atlético-MG nas semifinais sai de outro clássico, Nesta quinta-feira (3), Grêmio e Internacional se enfrentam em Porto Feliz, na Redondel tricolor, às 20h (horário de Brasília).
