Home ParanáCompagas lança chamada pública para compra de gás natural e biometano

Compagas lança chamada pública para compra de gás natural e biometano

A Companhia Paranaense de Gás (Compagas) anunciou nesta segunda-feira (23) uma nova chamada pública para aquisição de gás natural e biometano. O objetivo principal é contratar cerca de 250 mil metros cúbicos por dia (m³/dia), visando atender ao mercado consumidor a partir de 2026. Esta contratação complementará os contratos atuais de fornecimento.

A chamada também inclui propostas para projetos de expansão da rede em cidades estratégicas, como Londrina e Maringá. Além disso, prevê contratação de volumes sazonais e modalidades de fornecimento interruptível, que permitem uma gestão mais flexível e econômica do gás.

Segundo o CEO da Compagas, Eudis Furtado Filho, este é um período de expansão significativa da companhia, com investimentos estimados em R$ 500 milhões até 2029. “Estamos investindo para levar o gás canalizado a novos municípios e introduzir o gás renovável, como o biometano. Ter contratos mais competitivos é fundamental para apoiar o desenvolvimento do Paraná e garantir uma transição energética segura e eficaz”, afirmou.

Nos últimos anos, a Compagas tem utilizado as chamadas públicas como ferramentas estratégicas para aumentar a competitividade, melhorar a eficiência operacional e diversificar as fontes de fornecimento, alinhando-se às tendências de mercado por soluções energéticas sustentáveis. Atualmente, a empresa já tem contratado um volume firme de 530 mil m³/dia, além dos contratos com fornecimento flexível.

Essa nova iniciativa é realizada em parceria com a Sulgás, companhia de gás do Rio Grande do Sul, e com a Necta, ambas sob controle da Compass e da Commit. Contudo, a seleção e a contratação final das propostas ocorrerão separadamente por cada distribuidora.

You may also like

Leave a Comment