Qual Tipo de Móvel é Melhor MDF ou MDP ?

MDF ou MDP Saiba Tudo e Faça Sua Escolha

É Comum ter dúvidas na hora de comprar móveis, principalmente pelo tipo de material do móvel pois isso é o que define se irá durar, a qualidade da madeira, manutenção dentre outros detalhes, a maior dúvida é sobre qual material é melhor, por isso é bom pesquisar antes de fazer a decoração de revestimentos interiores, veja a diferença de MDF e MDP.

MDF ou MDP
MDF ou MDP

Ambos materiais são excelentes mas existe uma diferença entre eles, o MDF por ser um material mais fino é mais indicado para pinturas, cantos arredondados.

Já para o MDP a melhor indicação seria para a estrutura do móvel, laterais, lados, fundo.

Isso quer dizer que ambos tem aplicações diferentes e não necessariamente um é melhor que o outro, entenda mais:

O Que é MDP ?

É Feito de partículas de madeira, principalmente de pinos de eucalípto, essas partículas são aglutinadas em camadas diferentes, uma mais grossa no miolo e duas finas nas superfícies.

MDP
MDP

O Nome MDP “Medium Density Particleboard” é um painel feito por 3 camadas de partículas de madeira, uma grossa e duas finas, é procurado por conta de sua alta resistência, normalmente é usado na parte estrutural dos móveis como:

  • Prateleiras
  • Portas
  • Gavetas
  • Painéis de TV

O MDP é mais indicado para peças de móveis retas que recebem cargas de peso, isso por conta de sua alta resistência estrutural.

Vantagens do MDP:

  • Mais barato
  • Aguenta cargas
  • Mais resistente

O Que é MDF ?

É Feito de fibra de madeira, o processo de criação é mais complexo, as fibras são finas e você não consegue identificar partículas de madeira, não há diferença de camadas igual o MDP.

MDF
MDF

O Nome MDF vem de uma sigla em inglês, chamada “Medium Density Fiberboard”, é um painel de madeira produzido por uma mistura de fibras de madeira com resinas sintéticas e aditivos, costumam ser usadas em artesanato, construção civil, decoração e fabricação de móveis, são placas de madeira que são coladas uma sobre as outras com um tipo de resina e fixadas através de pressão, essas chapas tem um tipo de qualidade distinta, vai depender conforme o uso final do produto, sua espessura varia de 3mm até 60mm.

O MDF pode ser comercializado de 2 maneiras, natural e com revestimentos, é possível encontrar móveis produzidos com o MDF de várias cores.

Em comparação com aglomerados o MDF tem uma boa absorção de tintas e possuí boa estabilidade, mas tem vantagem quando o assunto é resistência, é ideal para móveis onde é feita a aplicação de vernizes e pintura.

O MDF é muito usado pois permite uma flexibilidade no design dos móveis, ele é mais indicado para partes arredondadas e de contorno e usinagem em baixo relevo e entalhamento.

Vantagens do MDF:

  • Resistente á abrasão
  • Maleável
  • Pode ser cortado em qualquer sentido
  • Facilidade no acabamento

 

Qual é Melhor MDF ou MDP ?

Você sabia que ambos ajudam na preservação do meio ambiente, possuem um preço mais acessível e de quebra uma grande variedade de cores e acabamento, surge sempre uma dúvida na hora de criar um projeto de design de interiores sobre qual é o melhor dos dois, então vamos explicar:

Na realidade, não existe uma opção melhor ou pior, tudo depende da aplicação, e de quanto dinheiro você quer gastar, cada um é utilizado para uma aplicação diferente, o MDP é uma opção mais atraente se você pretende pintar o móvel, essa é a melhor opção pois no fim o acabamento irá se destacar por essa maior absorção.

Caso o móvel seja de pintura mais simples, a melhor indicação é o MDF, por ele absorver menos tinta acaba por ser uma opção mais econômica no acabamento.

Não existe algo que defina qual é melhor, tudo dependerá do contexto da situação, analise bem e veja qual é o melhor para você.

Fonte: https://alternativamoveis.com.br

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *